

A Araucária e O Lambari
Sinopse
A peça tem como tema central a problemática ambiental. Apresentam-se dois cenários distintos para abordar o tema. No primeiro, a própria natureza pede ajuda, representada pela personagem Araucária (mata ciliar) e o Lambari (fauna aquática) que lamentam que a situação esteja difícil de viver na região próxima à bacia hidrográfica do rio Barigui. No segundo cenário surgem no sonho de Pedro, morador da região e protagonista da peça, um mosquito e um rato, que com suas reclamações pelas atitudes das pessoas terem mudado em relação a disposição final de resíduos sólidos, manutenção de áreas verdes, etc., o cenário também mudou para eles, vetores. O Mosquito e Rato vão dar sem querer, uma ideia que poderá solucionar o problema que tanto aflige Pedro e sua comunidade.
Contextualização
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo, Suécia. Desde sua primeira comemoração em 1974, este dia se tornou uma plataforma global para promover a conscientização ambiental e incentivar comportamentos responsáveis por parte de indivíduos, empresas e comunidades.
Inspirados por esta data, preparamos um espetáculo teatral que aborda a temática ambiental, servindo como uma ferramenta educativa para aumentar a conscientização e incentivar a preservação do meio ambiente. Com um enredo centrado na importância do cuidado com as árvores e rios, a peça destaca ações de preservação como a disposição adequada de resíduos sólidos e a manutenção de áreas verdes. Estas práticas criam um ambiente hostil para os vetores Mosquito e Rato, personagens que se veem obrigados a abandonar a região.
O Espetáculo
Nosso espetáculo é uma divertida e envolvente maneira de promover um mundo mais limpo e verde, tanto para nós quanto para as futuras gerações. Através de uma narrativa lúdica, mostramos como pequenas ações podem ter um grande impacto na conservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida.
Ficha Técnica
Texto e Direção: Sandro Tueros
Adereços de cena: Tarsila Schetini
Caracterização: Mayara Nassar
Cenários: ST Produções Teatrais
Figurinos: Tarsila Schetini
Composição musical e efeitos sonoros: Alê Palma
Elenco de atores: Felipe Frutuoso, Jonny Lopes
Tradutora LIBRAS: Elaine Moreira
Mediação Teatral: Victor Carlim
Atores em registro de fotos: Marina Franchi e Rodrigo Caddah
Produção e Realização: ST Produções Teatrais
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
Origem: Curitiba - Paraná



