top of page
Flamenco Para Todos
Das obras El Cante Jondo & El Romancero Gitano

O Espetáculo

O espetáculo se serve da arte flamenca num diálogo contemporâneo com as obras "Poemas Del Cante Jondo" e "El Romancero Gitano" do poeta e escritor espanhol Federico Garcia Lorca, um dos maiores expoentes desta arte (1898 – 1936), numa visão do poeta sobre a dança e a cultura tradicional espanhola, misturando-se em verso, guitarra e baile flamenco.


Flamenco Para Todos, intercala uma seleção romântica de poemas do escritor espanhol: La Guitarra, El Silencio, Encuentro, La Casada Infiel, entre outros, com dança e melodia, soleá, siguiriyas, numa homenagem a este autor surrealista que tanto encantou e encanta corações apaixonados, patriotas e amargurados, e que até hoje vibra com sua força latina, pulsante na língua e na cultura espanhola contemporânea tão propagada pelo mundo.

Flamenco Para Todos quer a aproximar a comunidade paranaense de um importante movimento cultural que a cada tempo toma mais espaço na arte e na cultura local. Apresentar ao público curitibano a dança flamenca cruzada com história, cultura do flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Federico Garcia Lorca, importante nome do âmbito teatral e literário que contribuiu veementemente com o flamenco e a disseminação da cultura espanhola ao redor do mundo.

"Vejam os senhores, a transcendência que tem o cante profundo e que acerto tão grande teve o nosso povo chamando-o assim. É profundo, verdadeiramente profundo, mais que todos os poços que o coração atual que o cria e a voz que o canta, pois é quase infinito. Vem de raças distantes, atravessando o cemitério dos anos e as folhas dos ventos murchos. Vem do primeiro pranto e do primeiro beijo".

F. Garcia Lorca.

O espetáculo foi gravado no Teatro José Maria Santos e está disponível para ser visualizado na íntegra  graças ao apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.​​

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA E DO MINISTÉRIO DO TURISMO

A Circulação

Graças ao Programa de Incentivo à Cultura (PROFCE) do Governo do Estado do Paraná e com o apoio da Companhia Paranaense de Energia COPEL, Flamenco Para Todos estará em doze cidades do nosso Estado: Rio Negro, Campina Grande do Sul, Palmeira, Mandirituba, Irati, União da Vitória, Telêmaco Borba, Laranjeiras do Sul, Palotina, Guaira, Medianeira e Assis Chateaubriand, ocupando os Teatros Municipais e Centros de Cultua de cada uma destas cidades; cerca de 3.000 mil quilômetros serão percorridos para levar nosso espetáculo em um novo encontro com o espectador. 

“Flamenco Para Todos” foi concebido durante a pandemia, filmado no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, foi disponibilizado em formato audiovisual, em plataformas digitais para todos gratuitamente, através da Lei Aldir Blanc. 

Na época não tínhamos plateia, as cadeiras estavam vazias e quando as luzes se apagaram o silêncio ficou ainda maior. No letreiro luminoso a frase “Flamenco Cerrado” (fechado em português), decorava nosso cenário.

Circular com este espetáculo por 12 cidades do nosso Estado e levá-lo a milhares de espectadores em 15 apresentações ao vivo, representa não somente o reencontro desta arte universal com o espectador que tanta falta nos fez, mas também a certeza de que o teatro, a dança o circo e todas as artes que dependem do espectador, precisam estar sempre de portas abertas, tanto quanto o nosso desejo de tocar a cada um que nos assista com a nossa palavra, música e baile flamencos, num reencontro sempre “abierto” (aberto em português).
 

Ficha Técnica

Das obras El Cante Jondo & El Romancero Gitano de Federico García Lorca
Direção de Produção: ST Produções Teatrais
Direção e interpretação: Sandro Tueros
Roteiro e Tradução ao português: Sandro Tueros
Músico e Compositor: Alê Palma
Bailaoras intérpretes Criadoras: Cris Macedo & Tânia Moruna
Bailaoras em vídeo: Fernanda Gimenez & Tânia Moruna
Cenário: Guenia Lemos - Prego Torto
Figurinos: Marcelo Salles & André Posselt
Projeto de iluminação para vídeo: RZLuz
Técnico operador de Luz: Alexandre Luft
Adereços de cena: Máscaras e Fantasias
Caracterização para vídeo: Felipe Emmanuel Prochmann
Maquiagem para vídeo: Pedro Laurentino Luiz
​Designer gráfica: Guenia Lemos
Assessoria de Imprensa: Cabana Assessoria - Lucas Cabaña e Janaina Fellini
Filmagem, Montagem e Edição de vídeo: BR Filmes
Direção cinematográfica: Orlando Brasil

Direção de Fotografia: Paulo Silveira
Assistente de Direção para vídeo: Nathalia Camargo
Captação de áudio para vídeo: André Kloss & Joaquim Kloss
Edição e mixagem de áudio: Kloss Estúdio
Câmera e Making of: Edson Roberto Martins
Curso audiovisual de flamenco: Victor Carlim
Técnico e montagem de luz para vídeo: Bruno das Almas Ferrari
Costureiras: Eunice Salles & Valéria Salles
Realização: ST Produções Teatrais
Produtor Local Rio Negro: Enrique Gaio
Produtor Local Campina Grande Do Sul: Rodrigo Duarte
Produtor Local Palmeira: Dizi Joanassi
Produtor Local Mandirituba: Andrio Robert
Produtora Local Irati: Milene Galvão 
Produtor Local União Da Vitória: Licio Ferreira
Produtora Local Telêmaco Borba: Camila Castellón
Produtora Local Laranjeiras Do Sul: Serli Andrade
Produtor Local Palotina: Tiago Centena
Produtor Local Guaíra: Yago Marques
Produtor Local Medianeira: Zé Alves
Produtora Local Assis Chateaubriand: Alessandra Janssen


Agradecimentos:

Centro Cultural Teatro Guaíra
Teatro José Maria Santos
Padaria América
Catharine Hill Maquiagens
Senhora Yara Chaves
Senhor Eduardo H. Engelhardt
Miri Galeano & Perla Flamenca - Consultoria coreográfica no Baile Soleá
Agência do Trabalhador da Cultura do Paraná


A cada um dos Secretários da Cultura, Tradutoras de LIBRAS, Montadores, Secretárias de Palco, Contrarregras e Técnicos das cidades envolvidas que acolheram nosso espetáculo.

 

Espetáculo: Dança-Teatro-Drama
Duração: 60 minutos aproximadamente.
Classificação: Livre
Origem: Curitiba - Paraná
Idioma: espanhol (legendado em português) com acessibilidade em LIBRAS.
Ano de criação: 2021​​

“PROJETO REALIZADO COM INCENTIVO DO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA PROFICE – SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ”.

bottom of page