
Norman, Comedor de Livros!
Sinopse
Numa manhã como tantas outras, algo inusitado acontece. Num mundo todo branco, sem nenhuma cor, habita Norman, um pequeno inseto da ordem Thysanura. Cansado de perguntas sem respostas, decide explorar o "universo" além do pequeno mundo branco em que vive.
Norman é daqueles insetos que passam horas a fio buscando respostas para suas inúmeras perguntas. Ele não se conforma em saber que todos em casa seguem a mesma tarefa que a vida lhes impôs: a de devorar papéis — papéis amargos, papéis doces, papéis duros... Então, um dia, Norman decidiu construir uma espaçonave e sair explorando o universo. Suspeitava que poderia encontrar outras cores, outros planetas e outros seres, que ninguém antes poderia imaginar.
Tamanha foi a sua descoberta, que teve na hora uma fantástica ideia: escreveria tudo o que viu — e contaria para todos o que havia descoberto. Assim se tornaria o único inseto escritor do universo!
O Espetáculo
O espetáculo teatral "Norman, Comedor de Livros" aborda temáticas importantes ao universo das infâncias: a curiosidade, as descobertas, a vocação, a percepção de identidade e pertencimento no mundo. O espetáculo faz uma homenagem ao universo do livro de papel e à viagem que a leitura proporciona.
Os personagens centrais são insetos da ordem Thysanura, da espécie popularmente conhecida como traça de livros. O texto faz um paralelo sobre a rotina de uma traça de livros pré-adolescente, que questiona sua vida monótona ao perceber que todos à sua volta — pais, avós, amigos — encontram-se presos em um ciclo de vida repetitivo e inquestionável, no qual o único objetivo possível é o mesmo: comer papel.
Norman, descontente com o futuro que lhe foi destinado, resolve partir numa jornada de exploração para fora do conforto do seu pequeno mundo branco. Assim, acaba por descobrir que o lugar no qual ele habita não é apenas um amontoado de papéis, e sim um livro — repleto de experiências, ideias e sentimentos. Foi quando Norman teve uma brilhante ideia: contar para todo mundo essa sua descoberta, tornando-se assim o primeiro inseto escritor do universo.
A proposta desta montagem é revelar, por meio da ludicidade do teatro, as múltiplas descobertas e experiências que os livros podem despertar. Em sua jornada, Norman amplia sua visão de mundo e descobre a importância de valorizar os talentos únicos que cada um carrega consigo. Assim, a peça Norman, Comedor de Livros amplia a compreensão do caráter simbólico da linguagem teatral e estimula os sentidos, a imaginação e a sensibilidade do espectador.
Concepção
O espetáculo foi concebido para ser itinerante. Adapta-se a qualquer espaço cênico. A nossa experiência como companhia itinerante de teatro nos permite levar o teatro a diversos locais e públicos, principalmente àqueles que nunca tiveram contato com produtos culturais.
A peça Norman, Comedor de Livros nasce do desejo de alcançar públicos para além dos grandes centros urbanos, lembrando que um novo leitor, escritor ou devorador de livros pode florescer em qualquer canto. Mesmo um espaço diminuto — como a casa do pequeno inseto Norman — pode guardar alguém com um apetite gigante por histórias, e uma vontade imensa de descobrir novos horizontes.
Ficha Técnica
Texto e direção: Sandro Tueros
Composição musical e sonoplastia: Luiz Sadaiti
Figurino: Marcelo Salles
Adereços: Máscaras & Fantasias
Costureira: Aparecida Gomes da Silva
Coreografia: Tati Barcellos
Maquiagem: Elenco
Cenário: ST Produções Teatrais
Projeto de iluminação e projeção de imagens: Sandro Tueros
Voz em off da personagem Ideia: Luiz Sadaiti
Acrobacia e malabares: Kaio Bergamin
Elenco: Felipe Frutuoso, Lua Busnello e Jhonny Lopes.
Atores em registro de fotos e vídeo: Ana Filimberti, Artur Costa, Camila Oldoni, Dani Coraiola, Kaio Bergamin, Márcio Mattos, Nathalia Camargo e Zeca Sales.
Vídeo: Felipe Aufiero Fonseca
Fotografia: Lourenço Gomez
Produção e realização: ST Produções Teatrais
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Origem: Curitiba - PR



